As suas senhas estão seguras?
28/11/2018

As suas senhas estão seguras?

A segurança em TI começa pela qualidade das senhas, afinal, geralmente é nelas que os ataques encontram a sua primeira barreira para conseguir invadir sua infraestrutura. Tendo uma boa senha, diversas ameaças já são descartadas.

De acordo com o Relatório de Ameaças à Segurança na Internet (ISTR), no ano passado, o Brasil foi o sétimo pais que mais gerou ciberataques no mundo. E a sua empresa possuiu senhas seguras para os sistemas? Preocupe-se em priorizar a segurança de seus dados, dessa forma você evita frustrações futuras com invasões de hackers mal intencionados.

Veja como ter sua senha segura e os dados da sua empresa protegidos:

1. Evite senhas com combinações e/ou sequências: Na maioria das vezes, qual a primeira ideia de senha que surge em sua cabeça? Isso, geralmente são combinações como "123456", "654321" , "abcdefg". Senhas com sequências são fáceis de decorar e também, fáceis de serem descobertas. Evite o uso de senhas que contenham combinações ou sequências.

2. Não use senhas comuns: Datas de nascimento estão entre as senhas comuns, assim como nome, telefone pessoal ou empresarial e entre outros. Nas redes sociais, esses dados são facilmente coletados, por isso deve-se evitar de utilizar em senhas. Softwares de ataques, podem facilmente acertar estas senhas comuns através de "scripts".

3. De maneira alguma repita sua senha: Sabemos que esta prática é comum, e por isso é muito perigosa. A partir do momento que sem tem um sistema hackeado, é só uma questão de tempo até ter outros sistemas com a mesma senha invadidos. Para não repetir sua senha, faça a variação de seus caracteres, assim você estará reaproveitando uma senha variando suas formas de uso.

4. Use letras maiúsculas, minúsculas, números e caracteres especiais: Senhas que contém essa variação, tendem a ser mais seguras na visão dos especialistas. Atualmente, muitos sistemas obrigam a utilização de senhas contendo estas variações. Adotando essa estratégia, suas senhas serão complexas e seguras.

5. Lembre-se da senha: Não vai adiantar ter uma senha boa, porém muito complicada ao ponto de você não se lembrar. De maneira alguma compartilhe sua senha ou a escreva em caderno de anotações por exemplo, deixando-as expostas a todos. Essa é uma forma de colocar seus dados pessoais e os da empresa em risco.

6. Não use a opção "lembrar senha": Evite utilizar essa opção, pois é facilmente acessada e expõe sua senha com apenas um clique.

7. Atenção ao usar pen drives: Você pode não perceber, mas sempre que usa um arquivo a partir do pen drive, informações são trocadas entre o dispositivo e o computador. É de grande importância sempre utilizar em computadores de confiança, pois eventualmente, mesmo após a retirada do pen drive alguns arquivos ficam temporariamente armazenadas no computador. Evite também usar pen drives desconhecidos, pois eles podem estar infectados com vírus e malwares e causar sérios danos aos seus dados.

Utilizando essas dicas básicas você evita "dor de cabeça" e se mantém cada vez mais seguro. A Set Telecom prioriza a segurança virtual da sua empresa e evita futuros transtornos, acesse aqui e conheça nossos soluções.

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