Como identificar sites perigosos e se proteger de mal intencionados?
23/01/2019

Como identificar sites perigosos e se proteger de mal intencionados?

Hoje, muita coisa é feita e resolvida via internet, seja para pessoa física ou jurídica e, apesar da tecnologia trazer comodidade e inúmeros benefícios, é preciso ter cuidado e cautela ao acessar sites, fornecer dados e efetuar compras online.



Mas, como identificar que um site é seguro, que o download do arquivo não vai infectar o computador, ou, que os dados do meu cartão de crédito estão seguros ao comprar em uma loja eletrônica??

Nesse post, preparamos algumas dicas rápidas e fáceis para ajudar a você a identificar sites perigosos e se proteger de mal intencionados.

- Utilize as ferramentas de segurança do seu navegador: Os navegadores mais usados possuem alguns recursos para manter você seguro, como: bloqueio de pop-up e de downloads suspeitos; desativação de conteúdo flash inseguro, entre outras opções.

Mas, onde posso configurar isso em meu navegador?

  • Chrome:  Configurações > Avançado > Privacidade e segurança;
  • Edge:  Configurações > Configurações avançadas;
  • Firefox:  Opções > Privacidade e segurança;
  • Safari:  Preferência > Segurança e Preferências > Privacidade.

- Verifique a URL do site: Antes de clicar em um link, passe o ponteiro do mouse sobre o endereço para verificar o URL ao qual ele está veiculado. Faça um teste aqui

Fixe o ponteiro do mouse sobre o link acima, mas não clique. Você deverá ver o URL que é vinculado ao link no canto inferior esquerdo do seu navegador: https://www.settelecom.com.br

Tenha bastante atenção e assegure-se que o URL está escrito corretamente. Os mal intencionados, sabem que muitas vezes as pessoas não se atentam a esses detalhes e usam endereços visualmente semelhante (por exemplo, “lojasamericana.com.br” em vez de “americanas.com.br”). Isso é um truque bastante utilizado para enganar os usuários, fazendo com quem acessem sites de phishing e forneçam, involuntariamente, suas senhas, números de cartão de crédito e outros dados privados.

- Confira se tem https://: O HTTP (Hypertext Transfer Protocol) é o protocolo fundamental para enviar dados entre seu navegador web e os sites visitados. O HTTP com S no final: HTTPS é sua versão segura.

O HTTPS é usado frequentemente para situações que exigem alta segurança, como transações bancárias e compras online, pois ele criptografa suas comunicações para evitar que criminosos roubem informações como: números de cartão de crédito e senhas.

Como saber que um site é HTTPS?

Veja se existe um cadeado na barra de navegação do seu navegador. Se ele estiver lá, pode ficar tranquilo que a sua conexão está protegida.

Mas, nem tudo é 100% garantido, pois, alguns sites mal intencionados podem usar HTTPS para parecerem legítimos, portanto, confira se o site tem o cadeado, se não tiver, evite fornecer seus dados, ao menos que tenha total certeza da segurança do site.

- Utilizar verificação de segurança de site online: Essa é uma ótima opção para ver de forma rápida e eficaz quais sites estão limpos e quais devem ser evitados. 

O verificador de segurança de site gratuito, VirusTotal é um exemplo fácil de usar. Basta copiar/colar qualquer URL na página do VirusTotal e pressionar Enter e pronto!

- Ligue para a empresa: Se após fazer todos esses processos você ainda não está tranquilo, faça uma ligação para a empresa, assim você pode descobrir se o número realmente existe e medir o nível de confiabilidade através do atendimento.

-Tenha um antivírus confiável instalado no seu computador: o antivírus ajuda a evitar sites desonestos e vírus que possam se instalar na sua máquina.

Essas são algumas dicas que podem contribuir para a sua empresa se proteger de sites suspeitos. Mas, se você deseja garantir a total segurança dos dados da sua empresa sem se preocupar, a Set Telecom, através do Set Protege, oferece o serviço de segurança de servidores. Tudo para deixar a sua empresa mais protegida e segura. Para saber mais, clique aqui ou entre em contato conosco pelo (45) 3565-2433.

Gostou deste post? Veja Também:
As suas senhas estão seguras?

As suas senhas estão seguras?

A segurança em TI começa pela qualidade das senhas, afinal, geralmente é nelas que os ataques encontram a sua primeira barreira para conseguir invadir sua infraestrutura. Tendo uma boa senha, diversas ameaças já são descartadas.

Ficou alguma dúvida? Fale com a nossa equipe :)