Dicas para manter a cibersegurança em sua empresa
05/04/2018

Dicas para manter a cibersegurança em sua empresa

Segundo a Kaspersky Lab, o Brasil é o país mais perigoso da América Latina em relação a crimes cibernéticos.

Em uma empresa é recorrente o processamento, armazenamento e transporte de arquivos pela rede. Estes arquivos, de suma importância, precisam estar interligados e à disposição para os sistemas da empresa. A segurança virtual destes arquivos é essencial para o bloqueio das ameaças digitais.

É por essa razão que deve-se preservar a segurança da rede de sua empresa, afinal ninguém gostaria de ter seus dados roubados. Sabendo disso, nós da Set Telecom vamos disponibilizar algumas boas práticas para aplicar em seu local de trabalho.

Cuide de suas senhas

Sabemos que, quanto maior e difícil for a senha, melhor evitaremos que alguém descubra, mas não vai adiantar ter uma senha boa, porém muito complicada ao ponto de você não se lembrar. De maneira alguma compartilhe sua senha ou a escreva em caderno de anotações por exemplo, deixando-as expostas a todos. Essa é uma forma de colocar seus dados pessoais e os da empresa em risco.

Evite usar as mesmas senhas em outras contas e/ou sistemas, assim, as outras não ocorreram riscos caso uma delas seja comprometida. Se desconfiar que outras pessoas tenham conhecimento sobre sua senha, na dúvida, troque!

Atenção ao usar pen drives

Você pode não perceber, mas sempre que usa um arquivo a partir do pen drive, informações são trocadas entre o dispositivo e o computador. É de grande importância sempre utilizar em computadores de confiança, pois eventualmente, mesmo após a retirada do pen drive alguns arquivos ficam temporariamente armazenadas no computador.

Evite usar pen drives desconhecidos. Sabemos da consequência de vírus e malwares, se contidos em um pen drive e conectados ao computador seus dados podem estar correndo sérios riscos. 

Tenha backup

Você esta fazendo cópia de segurança de seus dados? Esta salvando suas informações? Se não, já esta na hora. 

Os processos de backups existem da forma manual e automática: manual é quando copiamos os arquivos para um HD externo por exemplo. Os automáticos, aconselhados para as empresas, são mais seguros pelo fato de serem feitos em ambientes externos e confiáveis por serem feitos diariamente.

Evite correr risco de perder arquivos, caso tenha imprevistos e notar a falta de alguns arquivos, o backup pode resolver seu problema, afinal tudo vai estar previamente salvo.

É com boas práticas que você evita "dor de cabeça" e mantém a cibersegurança. Tudo fica mais fácil com a Set Telecom. Entre em contato com nosso suporte e tenha prioridade na segurança virtual de sua empresa.

Gostou deste post? Veja Também:
As suas senhas estão seguras?

As suas senhas estão seguras?

A segurança em TI começa pela qualidade das senhas, afinal, geralmente é nelas que os ataques encontram a sua primeira barreira para conseguir invadir sua infraestrutura. Tendo uma boa senha, diversas ameaças já são descartadas.

Ficou alguma dúvida? Fale com a nossa equipe :)