Não quer ganhar um presente indesejado neste Natal? Então proteja seus dados
17/12/2018

Não quer ganhar um presente indesejado neste Natal? Então proteja seus dados

É chegada a época de festas e confraternizações de final de ano e, a última coisa que se deseja receber é um “amigo da onça”, onde o “presente” é ser invadido e ter todos os dados da empresa roubados. Por isso, é extremamente importante priorizar a segurança dos dados, evitando assim "presentes" indesejados no natal.



Ninguém está livre desta frustração, em 2017 mais de 2,6 bilhões de dados foram roubados ou comprometidos e até o final de 2018 esse número tende a ser ultrapassado. A maioria desses casos de invasão, são ocasionados por pessoas mal intencionadas que procuram falhas humanas ou na segurança do sistema.

A fim de evitar transtornos, confira algumas dicas para proteger os dados da sua empresa, não só neste final de ano, mas sempre:

Cuide de suas senhas

Sabemos que, quanto maior e difícil for a senha, melhor evitaremos que alguém descubra, mas não vai adiantar ter uma senha boa, porém muito complicada ao ponto de você não se lembrar. De maneira alguma compartilhe sua senha ou a escreva em caderno de anotações por exemplo, deixando-as expostas a todos. Essa é uma forma de colocar seus dados pessoais e os da empresa em risco.

Evite usar as mesmas senhas em outras contas e/ou sistemas, assim, as outras não ocorreram riscos caso uma delas seja comprometida. Se desconfiar que outras pessoas tenham conhecimento sobre sua senha, na dúvida, troque!

Use letras maiúsculas, minúsculas, números e caracteres especiais. Senhas que contém essa variação, tendem a ser mais seguras na visão dos especialistas. Atualmente, muitos sistemas já obrigam a utilização de senhas contendo estas variações. Adotando essa estratégia.

Não use a opção "lembrar senha". Evite utilizar essa opção, pois é facilmente acessada e expõe sua senha com apenas um clique.

Atenção ao usar pen drives

Você pode não perceber, mas sempre que usa um arquivo a partir do pen drive, informações são trocadas entre o dispositivo e o computador. É de grande importância sempre utilizar em computadores de confiança, pois eventualmente, mesmo após a retirada do pen drive alguns arquivos ficam temporariamente armazenadas no computador.

Evite usar pen drives desconhecidos. Sabemos da consequência de vírus e malwares, se contidos em um pen drive e conectados ao computador seus dados podem estar correndo sérios riscos.

Tenha backup de seus dados

Os processos de backups existem da forma manual e automática: manual é quando copiamos os arquivos para um HD externo por exemplo. Os automáticos, aconselhados para as empresas, são mais seguros pelo fato de serem feitos em ambientes externos e confiáveis por serem feitos diariamente.

Evite correr risco de perder arquivos, caso tenha imprevistos e notar a falta de alguns arquivos, o backup pode resolver seu problema, afinal tudo vai estar previamente salvo.

 

Quer garantir a total segurança dos dados da sua empresa? A Set Telecom oferece o serviço de segurança de servidores através do Set Protege, clique aqui e conheça nosso trabalho

Gostou deste post? Veja Também:
As suas senhas estão seguras?

As suas senhas estão seguras?

A segurança em TI começa pela qualidade das senhas, afinal, geralmente é nelas que os ataques encontram a sua primeira barreira para conseguir invadir sua infraestrutura. Tendo uma boa senha, diversas ameaças já são descartadas.

Ficou alguma dúvida? Fale com a nossa equipe :)