T.I Tranquilo | O Blog da SetTelecom!

Por que a sua empresa não deve usar um computador desktop como servidor?

O servidor mantém os dados e informações da sua empresa seguros 24 horas por dia

Por que a sua empresa não deve usar um computador desktop como servidor?


A sua empresa utiliza um computador desktop como servidor? Essa atitude pode ser momentaneamente econômica, mas saiba que pode gerar sérios problemas e dores de cabeça para a sua empresa. Você deve estar se perguntando: Ué, mas por que? Nesse post iremos explicar porque você deve se preocupar com isso e pensar em investir em um servidor.

Quais são as diferenças entre um computador e um servidor?

De momento, um computador desktop e um servidor podem parecer iguais, pois os mesmos possuem memória, hd, placa mãe, processador, mas, cada um foi feito para finalidades diferentes. Primeiramente, o computador foi criado para usos diversos e fabricado para ser utilizado por aproximadamente 12 horas por dia. Já o servidor, é construído visando a disponibilidade de serviços da empresa e é preparado para funcionar 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Resumindo: O computador pode até ficar ligado o tempo todo, mas como ele não foi feito com componentes que resistam tanto tempo seguido de uso, uma hora ele vai pifar e deixar sua empresa na mão.

- Os computadores não possuem hardware redundante, como por exemplo: memória com redundância cíclica de erros, fonte de alimentação projetada para funcionamento ininterrupto...

- No servidor, se acontecer de algum disco queimar, pode ser feito a troca com ele ligado e sem perder nenhum dado.

- Os servidores possuem peças mais robustas e mais resistentes que um computador e foram projetados para trabalhar o tempo todo efetuando diversas tarefas solicitadas ao mesmo tempo por vários usuários e dispositivos.

- Os componentes de um servidor são projetados para durar anos com baixo índice de falhas. Processadores, Memórias, Discos, Placas de rede e vários outros componentes feitos para durar com uso extremo diário.

- Os servidores possuem garantia estendida por padrão.

- O sistema operacional dos computadores, não foram feitos para funcionar como um sistema operacional de servidor. É por isso que existem sistemas específicos para tal função como o Windows Server, Linux Server, entre outros.

Agora responda essas perguntas:

- Você tem noção do prejuízo que a sua empresa pode ter se ela ficar impossibilitada de emitir documentos importantes durante um determinado tempo?

- É tranquilo para sua empresa se ela ficar sem acesso ao próprio sistema de gerenciamento?

Para o bom desempenho da sua empresa, com certeza ela não pode ficar sem acessar seus sistemas e documentos de gestão. Então, preste atenção: quando você coloca os seus sistemas e dados em um computador desktop ou um desktop servidor, ao invés de um servidor de verdade, é possível que a sua empresa fique em alguns momentos com os serviços indisponíveis ou até mesmo correndo o risco de que seu servidor desktop fique travando aleatoriamente. Afinal, um computador desktop foi feito para oferecer um bom desempenho para um usuário, logo, se você deixar mais usuários usar seu sistema ao mesmo tempo que você, é bem provável que o desktop comece a apresentar lentidão e trave. Já, se a sua empresa tiver um servidor projetado para suas tarefas cotidianas, isso é praticamente impossível de acontecer.

Conclusão:

O computador foi feito para uso do usuário e para ser utilizado por um usuário de cada vez. Também não contempla os recursos primordiais para suportar grandes cargas de processamento de dados de uma única vez vinda de várias fontes distintas.

É claro que existe uma diferença de valores de um servidor para um computador, mas cada um foi feito para uma finalidade diferente. Se a sua empresa presa por segurança dos dados e pelo bom andamento do trabalho, com certeza vale a pena o investimento.

Quer garantir a total segurança dos dados da sua empresa? A Set Telecom instala, configura e administra o servidor da sua empresa para você, através do Set Protege. Quer saber mais sobre o nosso trabalho? Clique aqui ou fale conosco pelo (45) 3565-2433

 

Gostou deste post? Veja Também: