Quer saber como um bom atendimento telefônico pode melhorar as vendas e o faturamento da empresa?
10/12/2018

Quer saber como um bom atendimento telefônico pode melhorar as vendas e o faturamento da empresa?

Hoje existem vários canais de comunicação, mas o telefone ainda continua sendo um dos mais utilizados pelos clientes. E a sua empresa, tem realizado um bom atendimento telefônico? Saiba que um ótimo ou péssimo atendimento pode determinar o fechamento ou desistência de um negócio, pois ele faz toda a diferença no relacionamento com o consumidor.



O modo com o que seu cliente é tratado pela sua equipe influencia diretamente na imagem que ele faz do seu negócio. Ou seja, quanto melhor é o atendimento, melhor a percepção que ele terá da sua empresa.

Pensando nisso, elaboramos algumas dicas para colaborar com a melhoria do atendimento telefônico da sua empresa, e dessa forma, consequentemente atingir a excelência e aumentar as vendas.

  1. Atender logo
    Você gosta de esperar para ser atendido? Um ótimo atendimento telefônico é aquele que começa quando o telefone é atendido no máximo até o terceiro toque, demonstrando eficiência e empenho da empresa.

  2. Não deixe o cliente esperando na linha
    Hoje todo mundo tem pressa e horrível deixar o cliente na linha esperando para receber alguma informação. O recomendado é pedir um tempo para checar o que precisa, mas sem deixar o cliente esperando por muito tempo.

  3. Entender o cliente
    Não há como atender bem cliente se o atendente não souber o que ele precisa. Por isso, é bastante importante que, em cada atendimento, a sua equipe esteja consciente dos motivos que levaram o cliente a entrar em contato.
    Qual o caminho? Fazer perguntas, investigar, se colocar no lugar do cliente. Com certeza isso ajudará a resolver os problemas com mais rapidez e eficiência. Realize pesquisas periódicas com os seus clientes para ajudar a revelar o que ele busca na sua empresa.

  4. Sentir prazer em servir
    É importante que sua empresa tenha o cuidado para contratar pessoas que sintam prazer em servir e que se sintam determinadas pelo desafio constante de resolver os problemas dos clientes. A equipe de atendimento ao cliente deve ser uma unidade transformadora dentro da empresa, onde os problemas e dúvidas são transformados em satisfação e fidelização. Afinal, ninguém compra um produto para ter problemas ou para passar horas na linha com o serviço de atendimento! É extremamente frustrante investir dinheiro em um produto ou serviço e, na verdade, ter comprado um problema. Com certeza quando o cliente se sente servido, ele naturalmente se sente motivado a falar bem da sua marca.

  5. É preciso ter simpatia e empatia
    A equipe de atendimento precisa ser formada por pessoas que transmitam simpatia e tenham empatia. Mostrar os diferentes tipos de envolvimento que podem acontecer entre atendente e cliente pode ajudar sua equipe a perceber que tipo de atendimento ela tem oferecido: 
    Simpatia: ser afetado pelo que a outra pessoa está sentindo.
    Empatia: se colocar no lugar do outro para melhor atendê-lo, conhecê-lo ou servi-lo.

  6. Manter uma boa comunicação
    É fundamental expor as informações de forma clara, direta, objetiva, segura e com uma boa locução. As informações devem ser passadas de uma forma que não confunda o cliente, pois ele espera encontrar respostas e não ser atendido por alguém cheio de dúvidas e incertezas.
    É possível que aconteça de não ter a resposta certa na hora, mas enrolar ou inventar uma solução não é o caminho. Neste caso, a melhor solução é pedir um tempo para retornar depois com a resposta. O atendimento é o reflexo de sua empresa, e caso não haja segurança na mensagem passada, a imagem da sua equipe acaba sendo prejudicada.

  7. Não abandone seu cliente
    Acompanhe o caso do seu cliente até que o problema seja resolvido. A sua empresa tem o dever de proteger o cliente de ter ainda mais problemas.

  8. Fale a língua do bom atendimento
    Um bom atendimento é baseado no tratamento profissional realizado ao cliente.
    Deve-se fugir das respostas padrões e dos processos engessados, tão comuns nessa área. A linguagem utilizada deve ser adequada ao cliente, com um vocabulário simples e claro, sem palavras difíceis ou termos técnicos para pessoas com menor grau de conhecimento sobre o assunto em questão. Evitar expressões que transmitam incerteza, o tratamento íntimo, os diminutivos, os gerúndios, as expressões regionais e as gírias.

Conclusão:


Ter um atendimento telefônico de qualidade é essencial e, pode impactar, inclusive, no aumento de receitas do seu negócio. Lembre-se: ter clientes satisfeitos é uma das melhores propagandas que sua empresa pode ter.
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Pense na seguinte situação: Você liga para saber maiores informações sobre o serviço que determinada empresa presta, com a intenção de fechar negócio e, de cara, a pessoa que te atende usa um tom de voz arrogante, não te dá atenção, não resolve o seu problema ou te deixa por um longo tempo esperando na linha. Qual a sua reação? Logicamente é achar o atendimento daquela empresa péssimo e ele influenciar negativamente na sua decisão de compra.

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