Virtualização de Hardware
22/02/2018

Virtualização de Hardware

A virtualização possibilita a criação de uma versão virtual de um sistema operacional, servidor, sistema, entre outros.

Quando falamos em virtualização de hardware, estamos falando em dividir recursos de um servidor físico para servidores virtuais que podem ser destinados a atividades distintas. A virtualização possibilita a criação de uma versão virtual de um sistema operacional, servidor, sistema, entre outros.

A virtualização possibilita rodar vários sistemas operacionais em uma mesma máquina e para cada máquina virtual, é possível definir diferentes configurações de hardware.

Antigamente para cada sistema era preciso de um servidor físico especifico. Com isso, evidentemente era deparado com a falta de espaço físico e alto custo benéfico.

A virtualização surgiu para especificamente acabar com estes problemas.

Como funciona?

A virtualização é possível separar em 3 etapas:
  1. Possuir servidor físico
    Adquirir um servidor é o inicial para uma virtualização, este deve ser analisado pelo administrador para certificar de que irá cumprir com as necessidades do ambiente.
  2. Instalação dos sistemas
    É aconselhado a instalação do virtualizador e das máquinas virtuais antes de ser feita a implantação, afinal você poderá adiantar e poupar o serviço. Sabendo do ambiente que o servidor vai atender, divida em partes e estruture corretamente os sistemas operacionais/sistemas.
    Uma máquina virtual pode conter mais armazenamento, processamento do que a outra, isso é facilmente configurado para melhor atender o ambiente.
  3. Implantação do servidor
    Com tudo pré-configurado, resta implantar no ambiente e após desfrutar de seus serviços centralizados em um só servidor.

Quais as vantagens?

Gerencie um servidor otimizado de forma adequada:
  1. Ampliação, migração e recuperação com facilidade
    Ampliar sua infraestrutura, assim como migrar o ambiente é uma tarefa que não custara muito tempo. Em caso de desastres, recupere e volte ao trabalho com mais rapidez.
  2. Aproveite seus equipamentos
    Executando mais serviços em um só servidor, é possível melhor aproveitar de sua capacidade de processamento.
  3. Economize dinheiro e espaço
    Descarte a possibilidade de necessitar de novos equipamentos, economize em espaço, gastos provenientes de instalações e centralize tudo em um só.
  4. Gerenciamento centralizado
    Monitore os serviços em execução e tenha seus sistemas centralizados em um só servidor, evite transtornos.

Para uma virtualização, é essencial pensar em quem será o responsável por esses servidores, saiba mais, entre em contato com a equipe Set Telecom e desfrute de nossos serviços.

Gostou deste post? Veja Também:
Ficou alguma dúvida? Fale com a nossa equipe :)